top 10 – ARQUITETAS TALENTOSAS

1

março 8, 2013 por Viviane Giron


No primeiro especial DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, do Tabloide, vamos homenagear elas, que além de serem filhas, netas, mães, avós, ainda são ARQUITETAS!

TOP 10!

 

Lina Bo Bardi

size_590_Masp_em_São_Paulo

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Lina Bo Bardi (1914 – 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira, casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi. Sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

 

Zaha Hadid

zaha-hadid-beko-building-belgrade

The Beko factory em Belgrade, Serbia

Nascida em Bagdá, no Iraque, Zaha Hadid, atualmente com 62 anos, foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Pritzker de Arquitetura pelo conjunto de suas obras. Entre as que mais se destacaram estão: Vitra Fire Station (1993 – Alemanha), Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998 – EUA), o Terminal Hoenheim-North & Estacionamento (2001 – França), Bergisel Ski Jump (2002 – Áustria) e The Beko factory em Belgrade, Serbia (foto).

 

Kazuyo Sejima

size_590_88895898

Serpentine Pavilion – Londres

É uma expoente da arquitetura contemporânea e tem desenhado alguns dos trabalhos mais inovadores construídos recentemente ao redor do mundo. Possui uma lista de projetos notáveis, incluindo o New Museum of Contemporary Art, em Nova York (EUA), e o Serpentine Pavilion (foto), em Londres, Inglaterra. Ela e seu parceiro, Ryue Nishizawa, compartilharam o Pritzker 2010.

 

Marion Mahony Griffin

Arquivo da Artista - Corte em Aquarela - by Marion Griffin 1894

Arquivo da Artista – Corte em Aquarela – by Marion Griffin 1894

Marion (1871 – 1961) é considerada a primeira mulher do mundo a ser oficialmente licenciada como uma arquiteta. Ela foi funcionária de Frank Lloyd Wright, americano pioneiro em projetos de arranha-céus.

 

Jeanne Gang

size_590_800px-Gang,_Jeanne_-_Aqua_Tower

Aqua Tower – Chicago

Um dos trabalhos mais representativos de Gang foi o Aqua Tower (foto), em Chicago, com 82 andares. Em todos seus projetos, explora o território criativo de novos materiais, tecnologia e sustentabilidade. É diretora e fundadora da Gang Architects Studio, uma empresa de arquitetura em Chicago (EUA).

 

Julia Morgan

size_590_HearstCastle-Darter-3

Castelo de Hearst, Costa da Califórnia

Primeira mulher a estudar arquitetura na prestigiada École des Beaux-Arts (Escola de Belas Artes) em Paris e a primeira a trabalhar como arquiteta profissional na Califórnia (EUA). Durante sua carreira de 45 anos, Julia Morgan (1872-1957) projetou mais de 700 casas, igrejas, edifícios de escritórios, hospitais, lojas e edifícios educacionais, incluindo o famoso Castelo de Hearst (foto).

 

Denise Scott Brown

size_590_Oberlin_College_-_Allen_Memorial_Art_Museum

Memorial Art Museum, Oberlin College

Denise Scott Brown, nascida em 3 de outubro de 1931, é arquiteta , escritora, educadora e diretora da empresa Venturi, Scott Brown and Associates, nos EUA. Denise e seu marido, Robert Venturi, são considerados os arquitetos mais influentes do século XX, tanto por seus projetos quanto por publicações teóricas sobre o assunto (foto: Memorial Art Museum, Oberlin College).

 

Julie Eizenberg

size_590_5752769418_98117e7d9a_z

Junto com seu marido Hank Koning, foi a fundadora da Koning Eizenberg Arquitetos (KEA), em 1981, nos EUA. A empresa é reconhecida pelos diversos tipos de projetos, como a reutilização adaptativa de edifícios históricos, instalações educacionais, projetos de habitação econômica e prédios comunitários (foto: Hancock Lofts).

 

Sophia Hayden Bennett

size_590_bennett28_2

Sophia Hayden (1868 – 1953) foi a primeira mulher a se formar em arquitetura no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge, nos EUA. Entretanto, assim que pegou o diploma, teve dificuldades para arrumar emprego e, por isso, participou de uma competição para projetar um edifício. Hayden venceu a competição com um prédio de três andares, branco, em estilo renascentista italiano, com arcos e terraços de colunas (foto).

 

Gae Aulenti

size_590_MuseeOrsay_20070324

Museu d’Orsay – Paris, França

A arquiteta Gae Aulenti, nascida em 1927 na Itália, foi a responsável reforma do Museu d’Orsay (foto), em Paris, França, que foi indicado como uma das obras mais importantes pela União Internacional de Arquitetos. Seus outros trabalhos incluem o Palazzo Grassi, em Veneza, Itália (1985), Museo del’Arte Catalana, em Barcelona, Espanha (1985) e os Escritórios da Pirelli em Rome, Itália (1986).

 

 

37295503134031248qfiJStODc

 

MULHERES, ARQUITETAS E LINDAS! A GENTE CONSEGUE TUDO!

 

BEIJOS!

 

 

disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-mulheres-que-marcaram-a-arquitetura-no-mundo#11

Anúncios

Um pensamento sobre “top 10 – ARQUITETAS TALENTOSAS

  1. disse:

    Muito bom seu post Top 10 Viviane!
    Justa homenagem, àquelas que além de ser ” filhas, netas, mães, avós…”, também exercem essa linda profissão que é a Arquitetura!
    Bj

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autora

Viviane Giron, estudante do 5º ano de Arquitetura e Urbanismo pela UEL, na loucura, buscando um lugar ao sol!

%d blogueiros gostam disto: